sexta-feira, 20 de abril de 2012

Impressão 3D

Um dos atuais assuntos polêmicos e de grande destaque em tecnologia, que vem ocupando manchetes nos jornais, vem a ser as impressionantes Impressoras 3D, ou conhecidas também como 3D Printers.


A tecnologia não é nova, sendo existente há mais de 30 anos, porém, até hoje as impressoras 3D têm sido extremamente caras para terem qualquer impacto significativo no mercado. Mas o grande lance é que hoje estamos ainda engatinhando nessa produção de impressoras 3D para uso pessoal e não mais apenas industrial. Pode parecer mais uma tecnologia que está em ascensão, assim como a impressão xilográfica veio no início do milênio passado, mas as aplicações consequentes de mais uma dimensão na impressão são muito mais amplas.


As grandes indústrias,  já o utilizam na fase de prototipagem há algum tempo, mas é para o consumidor final que está acontecendo uma revolução: se antes a maioria das impressoras girava em torno de trinta mil dólares, hoje algumas companhias já ofertam produtos na faixa dos três mil dólares, prevendo para daqui a algum tempo custos inferiores a mil dólares. Isso significa que dentro de poucos anos sua casa virará uma fábrica, limitada apenas pela sua habilidade e imaginação!

Basicamente uma impressora 3D faz o que uma convencional faz, mas em vez de receber uma arte plana e depositar tinta em uma única superfície, ela recebe informações de um modelo 3D fatiado, e vai depositando diversos tipos de materiais em camadas, que aos poucos revelam o modelo na terceira dimensão.



E essa tecnologia, já está sendo disseminada pelo Brasil, como exemplo, em um laboratório comunitário de tecnologia sediado na capital de São Paulo, que atraiu muitas pessoas com as máquinas expostas ao redor da mesa do grupo Garoa Hacker Clube, na Campus Party de 2012, cuja invenção é na realidade, uma impressora 3D, montada em uma estrutura de madeira que está sendo utilizada para fabricar outra impressora 3D, melhor que a original, e o melhor, brasileira!


Rodrigo Rodrigues da Silva é o proprietário das impressoras. Com apenas 25 anos, Pitanga – como é mais conhecido – está se preparando para fundar, junto com mais dois amigos, a empresa Betamaquina, onde produzirá essas impressoras tridimensionais para quem tiver interesse de ter uma em casa.


Logo mais, estaremos vendo essas caixas de criatividade pura em lojas próximas de nossas casas. E para quem já se animou com essa novidade desta máquina que de pequena, é só o tamanho em comparação com o que ela é capaz de fazer, segue o link para a página da loja americana da atualmente mais famosa Printer, que apesar de ser um pouco "salgada", é incrivel.

Clique aqui para o site! Neste site, você pode comprar peça por peça, ou a impressora inteira mesmo.


E ainda para quem conseguiu imaginar muito bem como essa engenhoca funciona, para os que entendem levemente inglês, aí vai um vídeo/matéria das novidades e de como é essa impressora. Feito pela micro-empresa Makerbot.com.



E para quem tiver a chance de comprar ou experimentar essa incrível impressora de "sonhos", ou melhor dizendo, de idéias quaisquer sejam possíveis de se fazer nessa máquina, há um site em que pessoas que também possuem essas impressoras, e que montam modelos estruturais em 3D para suas impressões.

Site para baixar modelos 3D para sua futura 3D printer : http://www.thingiverse.com/
  
Fontes

http://store.makerbot.com/replicator.html

http://tecnlog.wordpress.com/2012/01/10/impressora-3d-makerbot-replicator/


http://store.makerbot.com/

Por: Horácio Jayme; 3° E.M ; n° 14

1 comentários:

  1. Ok Horácio, muito bem...Já li sua postagem e vou arrumar sua nota, ok?
    Abraços!!

    ResponderExcluir