Economia

Processos inflacionários e Cargas Tributárias


Processos Inflacionários

Inflação é simplesmente o oposto de deflação, significa a queda do poder do dinheiro no mercado. A economia é uma ciência mutável, até porque a mesma sofre alterações a cada hora, dessa forma os processos inflacionários podem ocorrer a qualquer momento, sendo imprevisíveis.
Os fatores que irão influenciar essas alterações estão relacionados principalmente a Lei da Oferta e da Procura, quando a procura por determinado produto é maior que sua oferta no mercado , o valor do produto aumenta, já que o mesmo se encontra em falta, ao mesmo tempo o mercado acaba passando por uma crise financeira que será suprida apenas quando a oferta for maior que a procura.
A inflação possui diversas classificações são elas:

- Inflação Prematura: Processo inflacionário gerado pelo aumento dos preços sem que o pleno emprego seja atendido.
- Inflação Reprimida: Processo inflacionário gerado pelo congelamento dos preços por parte do governo.
Inflação de Custo: Processo inflacionário gerado pelo aumento dos custos de produção. Por causa de uma redução na oferta de fatores de produção, o seu preço aumenta.com o custo dos fatores de produção mais altos, a produção se reduz e ocorre a redução na oferta dos bens de consumo, aumentando seu preço. A inflação de custo ocorre ceteris paribus (expressão em Latim que significa tudo o mais constante) quando a produção se reduz
Podemos usar como exemplo o etanol, a chuva que interrompeu a colheita e o desvio de parte da cana plantada para a produção de açúcar, fez com que a oferta do produto fosse insuficiente para atender à crescente demanda. Sendo assim Os preços do etanol subiram e houve desabastecimento nas bombas.
- Inflação de demanda: Processo inflacionário gerado pelo aumento do consumo com a economia em pleno emprego. Ou seja, os preços sobem porque há aumento geral da demanda sem um acompanhamento no crescimento da oferta.

No Brasil

No Brasil existem duas formas para medir a inflação nacional , a primeira delas é com relação ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) órgão que pesquisa sobre as famílias de baixa renda , e o segundo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo ) utilizado por famílias que recebem até quarenta salários mínimos.
Na década de 80 ocorreu um grande processo inflacionário no Brasil e o mesmo só foi interrompido com a criação do Plano Real Brasileiro e a mudança da moeda. A inflação nacional atualmente é controlada pelo Banco Central que segue um regime com metas de inflação.

Carga Tributária


Carga tributária é o conjunto de tributos arrecadados pelo estado, (impostos, taxas ) que incide na economia do País . O sistema tributário Brasileiro é composto por 61 tributos federais, estaduais e municipais, pelo grande número de tributos empresas de grande porte optam por ter em sua grade de funcionários pessoas para lidar somente com esse tipo de administração tributária. Em outros Países também existe carga tributária, mas de uma forma mais eficiente que no nosso País.
O Percentual da carga tributário no Brasil é de 35,3% do PIB (Produto Interno Bruto), conforme o estudo tributário feito pela Receita Federal, e a cada ano foi crescendo, especialistas afirmam que o crescimento é bastante significativo, podemos dizer que se houve um aumento da carga tributária houve também um crescimento do País.
O sistema ideal de carga tributária seria em média 15%, como o Brasil tem uma série de compromissos estabelecidos pela Constituição Federal, não consegue chegar a essa meta. Para que o Brasil consiga reduzir essas cargas tributárias teria que ter uma melhor gestão de recursos e uma redução da corrupção.

Diferença entre taxas, Juros e Impostos?

Muitas pessoas confundem taxas com impostos e juros, mas cada um delas tem uma definição própria. A seguir veja cada uma dessas definições:
Taxas: È a exigência financeira a pessoa privada ou jurídica para usar certos serviços fundamentais, ou pelo exercício do poder de polícia, imposta pelo governo ou alguma organização política ou governamental.
Juros: È a remuneração cobrada de quem efetuou um empréstimo e deve pagar ao proprietário do capital emprestado. Uma taxa de juro deve remunerar baseada em:
O risco agregado no investimento (quanto mais arriscado o investimento deve-se exigir taxas de juros proporcionalmente maiores); as expectativas inflacionárias; a compensação pela não aplicação do dinheiro em outro investimento e os custos administrativos envolvidos na operação.
Impostos: Como já explicado no texto acima, é uma quantia em dinheiro paga para o Estado brasileiro e aos estados e municípios por pessoas físicas e jurídicas. É um tributo que serve para custear parte das despesas de administração e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura (estradas, portos, aeroportos, etc.) e serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação.



No Brasil os impostos são cobrados abusivamente, a cada produto ou até mesmo serviço adquirido, pagamos uma boa parte somente em impostos.
Isso faz-nos perceber o quanto os tributos interferem de fato em nossas vidas. Se não existissem, certamente levaríamos um custo de vida mais baixo e a qualidade de vida seria maior e melhor.
O problema de muitos de nós é que não procuramos saber o quanto contribuímos para as cargas tributárias e como verdadeiros leigos no assusto saímos no prejuízo, o destino desse dinheiro arrecadado pelo governo nos impostos não é vinculada a gastos específicos, o governo com a aprovação do legislativo decide para onde irá esse dinheiro. O principal destino dessas cargas tributárias que pagamos deveria ser em favor da população, sendo investida em saúde, educação, moradia, oferecendo uma melhor qualidade de vida a população, mas infelizmente não é assim que acontece , muitas dessas cargas são desviadas e o dinheiro que deveria ajudar o povo acaba ficando na mão de poucos , por isso é importante sabermos o destino desse dinheiro , pesquisando e vendo se realmente esse dinheiro esta sendo investido de forma correta.
Já com relação a inflação , enfrentamos um grande desafio na busca por deixá-lo mais baixo possível. Certamente a alta no valor dor produtos de maneira contínua acaba por prejudicar principalmente as famílias que já possuem fixo um orçamento periódico. E não somente isso, uma “alta na inflação ‘’ pode causar danos a tudo que envolva economia. O desequilíbrio chega a afetar desde a freqüência na venda de produtos ou serviços, até mesmo, a balança comercial e afetando o País como um todo.
Segundo ICV ( índice de custo de vida ) , calculado pelo Dieese ( departamento intersindical de estatística de estudos socioeconômicos ) , em setembro apresentou variação de 0,69% em relação a variação de agosto 0,39% , a diferença foi de 0,30 pontos percentuais.
Existem grupos que mais colaboraram com o aumento da inflação, dentre eles.

Saúde – 1,72%
Alimentação – 0,82%
Habitação – 0,56%
Transporte - 0,58%

Eles todos juntos, colaboraram com 70 pontos percentuais. Outros grupos também, mas com uma taxa muito menor.


Curiosidades

Para a alegria de muitos Brasileiros, instituições financeiras como a Anefac (Associação nacional de executivos de finanças, administração e contabilidade) fizeram uma estimativa na alta do preço de alguns produtos e nessa pesquisa detectaram que , a gasolina e o gás de cozinha não devem aumentar de preço neste ano. A conta de luz pode encarecer 1,5% e a de telefone até 1,6%.Isso significa que pode sobrar mais dinheiro no bolso dos consumidores.
Atualmente as facilidades aos consumidores aumentaram suas probabilidades de salários mais altos, facilidades no empréstimo, tudo isso faz com que o consumismo entre em ação. As vendas no comércio, segundo dados do IBGE ( Instituto Brasileiro de geografia e estatística ) cresceram 11,8% , isso “ mal disfarçado “ , através de pesquisas realizadas pelo Serasa a inadimplência das pessoas físicas deve crescer nos próximos seis meses.

Para quem quiser ter mais informações e detalhes de como é o funcionamento dos impostos e cargas tributárias estamos postando também 2 videos explicativos.









Textos escritos por : Vanessa Matias e Nathalia Mantone
  Video por : Caroline Catini
_________________________________________________________________

Economia doméstica


Iremos comentar logo adiante sobre: Como se livrar de suas dividas, que está dentro do assunto de finanças pessoais e/ou economia domestica.
Bom, a maioria dos brasileiros hoje em dia encontra-se endividado, de acordo com pesquisas. Essas dividas elas podem ser menos significativas e outras totalmente expressivas, ou seja, que estão fora de controle. Qualquer divida não que tiver um controle, uma atenção redobrada, vai crescendo ao longo de meses e anos, e isso é valida para qualquer uma.
Dívida aquele valor devido que a pessoa não sabe exatamente como e quando irá pagá-lo. Parcelamentos devidamente equacionados, onde estão computados no orçamento mensal e são pagos na data correta, ainda não se considera uma dívida.
Para quitara primeiramente descubra o quanto e para quem você deve - faturas e mais faturas atrasadas do cartão de crédito, cheques voadores que vão e voltam constantemente - possuem o nome escrito em todos os serviços de proteção ao crédito e ainda carnês de lojas de compras parceladas. O primeiro passo é procurar o SERASA e o SPC de sua cidade, serviços de proteção ao crédito, e descobrir quanto e para quem você deve. Segundo cancele cartões de crédito e se livre dos talões de cheque, os juros cobrados no cartão e no cheque são os maiores do mercado. Terceiro: faça um orçamento domestico, incluindo todas as saídas e entradas de dinheiro. Quarto: mude seu jeito de viver, pense na hora de gastar, se você realmente precisa daquele bem, e SEMPRE compre à vista. Se não tiver poder aquisitivo pra comprar junte dinheiro antes mesmo que leve um tempo.
Dica de vídeo: http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/t/colunistas/v/saiba-se-e-mais-vantajoso-comprar-um-carro-ou-andar-de-taxi/1673699/


Escrito por Caroline Catini , Nathalia e Vanessa






_________________________________________________________________









Dependência econômica

Tudo aquilo que um pais possui , ou faz de investimento , tende a passar pela mão de um profissional especializado em economia .

Hoje um dos países que mais está sofrendo com isso e a Grécia , sua economia foi lá pra baixo , isso acontece quando pais gasta mais do que recebe , a moeda que é usada na Grécia é o EURO , o custo da economia de um pais usando o euro é muito alto . Como a Grécia é dependente de outros países maiores com economias mais independentes , sua economia só consegue se manter se esses países estão bem .

Sendo assim quando um pais cai , os outros caem junto virando assim um efeito dominó , com isso os únicos que vão se abalar porém bem menos são aqueles que tem sua economia independentes .

Há Itália foi um dos países que se abalou muito pouco , porém Irlanda , Portugal , Grécia e outros estão em crise , e totalmente dependentes de investimentos de outros países para que sua economia volte a se permanecer estável.
 Higor,Weslley,Amanda,Keyla,Yuri.


_________________________________________________________________



Até quando Brasil ?

A economia no Brasil, vem aumentando ao longo do tempo, na proporção em que o país vem conquistando laços economicos com outros países. Atualmente o Brasil, é governado pela Presidenta Dilma Rouseff, que adota um modelo político progressista, conseqüente de seu antecessor Luis Inacio Lula da Silva, que implantou programas como: fome zero e o bolsa família, contribuindo para que a parcela de pessoas em situações de pobreza diminua. Todavia , gastos políticos como a possibilidade de surgimento de 2 novos estados na região norte do Brasil: Tapajós e Carajás, com isso, custara caro para a Uniao manter os novos estados enquanto eles não puderem ser sustentados, acreditam também em infraestrutura precária.

Outro gasto nacional desnecessário é a construção de novos estádios para sediarem a copa do mundo de 2014. Há situações mais precárias que exigem um cuidado maior por parte do governo: A educação no Brasil, é um exemplo disso. Haja vista que o Brasil ainda possui um grande numero de analfabetos e hospitais superlotados, sem condições para cuidar e tratar pacientes.

Uma medida para calibrar a economia do pais, seria o estabelecimento das prioridades do mesmo. Enquanto o governo se preocupa em construir estádios, milhares de crianças estão perdidas nas ruas, sofrendo situações desumanas. Até quando Brasil ?
Weslley , Amanda , Yuri, Keyla e Higor.