segunda-feira, 19 de março de 2012

Grupo Humanas: Área Biológicas - Nutrição



Nutrição
            A nutrição é uma ciência que estuda e controla a relação do homem com o alimento, para manter uma alimentação equilibrada e preservar a saúde humana.  O nutricionista pode planejar, administrar e coordenar programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, restaurantes, spas ou até mesmo em asilo ou outros locais. Sugere pratos que supram as necessidades de cada cliente, orientando e prescrevendo dietas individuais para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes com doenças renais, hepáticas ou qualquer outra. O nutricionista também controla matérias primas e supervisiona a preparação do alimento, para garantir a qualidade do que vai ser consumido.

            O mercado de trabalho está bom e diversificado para os nutricionistas, eles podem atuar tanto nos restaurantes mais simples quanto nos mais sofisticados e de alta gastronomia, ou até mesmo em organizações que lidam com projetos de combate a desnutrição. Mas apesar de muitas vagas a competição ainda está grande.  Em média o salário inicial é de $ 1.503,27
            A grade básica do curso de Nutrição inclui: Psicologia, pedagogia aplicada a nutrição, dietoterapia, bioquímica, fisiopatologia da nutrição, microbiologia, estatística, fisiologia, anatomia e dietética.
            As melhores faculdades de nutrição são: a USP, UFPE, UFSC, UFG,  PUC-Campinas, PUC-PR, São Camilo-SP, Cesumar e Metodista do Rio.
            
O que você pode fazer?


Administração
Supervisionar e gerenciar a produção de alimentos em indústrias alimentícias. Supervisionar e gerenciar a produção de refeições em cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas comerciais, creches, escolas, asilos, spas, hotéis, empresas de serviço de bufês e congelados.

Catering: Elaborar cardápios para empresas diversas, como companhias aéreas e produtoras de cinema e TV ou de espetáculos teatrais.

Controle nutricional: Criar cardápios balanceados para todos os tipos de cliente.

Desenvolvimento de produto: Pesquisar e desenvolver produtos para a indústria alimentícia, fazendo testes culinários e degustação dos pratos. Prestar consultoria a empresas do setor de alimentos.

Gastronomia: Controlar a qualidade da cozinha e as condições de higiene de restaurantes. Elaborar cardápios.

Marketing: Coordenar pesquisas de produtos, testes de receitas e serviços de atendimento ao consumidor, tanto em indústrias alimentícias quanto em cozinhas experimentais.

Nutrição clínica: Prescrever dietas a pacientes de hospitais, clínicas, instituições de longa permanência, ambulatórios e consultórios, além de adaptar a alimentação aos tratamentos clínicos. Formular dietas de emagrecimento e para qualquer tipo de patologia. Promover a reeducação alimentar. Gerenciar bancos de leite humano e lactários.

Nutrição esportiva: Elaborar e coordenar o acompanhamento alimentar de atletas e praticantes de atividade física, criando dietas adequadas.

Saúde coletiva: Realizar e coordenar atividades de alimentação e nutrição para progrmas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária.

Docência e pesquisa: Atuar em atividades de ensino, extensão e pesquisa relacionadas à alimentação e à nutrição.

Fonte: Guia do Estudante 

Leticia Cruz - 17
Beatriz Bermudes - 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário