segunda-feira, 9 de abril de 2012

Os Karajá.

O grupo habita as margens do rio Araguaia, inclusive a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal, suas 29 aldeias, estão divididas, próximas aos afluentes e lagos do rio, e nos interior da ilha. A vida social de um Karajá é ter uma família extensa, o homem, após o casamento, passa a residir na casa da sua esposa, e essa prática é conhecida como casamento uxorilocal, E os casamentos entre parentes de primeiro grau, são proibidos, sendo que a partir do segundo grau, eles são desejados, para manterem a união da família.


Arte e Cultura Material da tribo Karajá
A cultura envolve de técnicas de construções de casas até artefatos de palha, minerais, concha, cabaça, utensílios de cerâmica e entre outros.
A arte ceramista, que há algum tempo recebeu um certificado de Patrimônio Cultural do Brasil, expõe uma grande personalização das atividades do cotidiano, sendo um instrumento de socialização das crianças da tribo, mas sendo feito somente por mulheres que retratam muitas vezes, instrumentos utilizados pelos homens no dia-a-dia, como canoas, arco e flechas, lanças, etc., e objetos como pratos, potes e bonecas com temas mitológicos e rituais.














Rituais
Existem dois grandes rituais que atuam como referencias da tribo: o rito de inicialização masculina, que é conhecido como Hetohoky ou Casa Grande, e a Festa de Aruanã, que se baseiam na subida e descida do rio.

Fontes:

Alunos: Gabriela Ferreira, Maíra Alcântara, Leticia Cruz e Lucas Bessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário