Política

O capitalismo predatório


       O capitalismo é um sistema que está constantemente evoluindo, pela concorrência no mercado entre empresas e pessoas, que visam sempre se atualizarem para poderem entrar nessa disputa. E o capitalismo é como sabemos, o sistema predominante na maior parte dos países dos dias atuais, e pouco a pouco países antes socialistas também adotam o sistema capitalista como o de seu governo, onde os governantes são escolhidos de forma democrática pela população nas eleições.
  
          O capitalismo por si só é um sistema que privilegia os mais fortes e faz os mais fracos lutarem para se manterem vivendo na sociedade e sobrevivendo a cada dia. Mas ainda existe um estagio mais avançado do capitalismo onde o domínio sobre o mais fraco se torna vital em sua economia e importante em sua política, causando danos de proporção global. E é esse tipo de capitalismo que impera em países como os Estados Unidos, onde há sempre uma busca por mais recursos e mais influência em escala global, passando por cima de interesses como a paz mundial e a integração de culturas diferentes de forma quase explicita, apenas por interesse próprio.
              Tudo isso pode remeter diretamente a guerra fria, onde a União Soviética e os EUA disputavam poder e influências sem se enfrentar diretamente, e onde os EUA tiveram a vantagem, expandindo suas áreas de influências e posteriormente gerando conseqüências que podem ser observadas nos dias de hoje. O uso da guerra para gerar dinheiro pode ser considerado uma dessas conseqüências, onde o petróleo é o motor dominante que faz toda a economia girar e avançar, mesmo que ao custo de vidas, crenças, famílias e lugares.
              Mas o mais triste sobre isso é saber a cumplicidade que se há entre os países para deixar isso acontecer, e ver que a ONU(sediada justamente nos EUA)permite que tais massacres ocorram, pois exemplos não faltam. Seja a questão palestina, a guerra do Vietnã, a guerra das Coréias, o (suposto) terrorismo no Oriente Médio ou ainda mesmo a questão da imigração, não faltam exemplos de que ainda estamos longe de nos aproximarmos da paz mundial, mesmo que as pessoas estejam aos poucos se dando conta de tal situação.



Lucas R. , Guilherme S., Taylane G.)



-



O que é política?



O filho fala para o pai:
- Pai, eu preciso fazer um trabalho para a escola,posso te :fazer uma pergunta?
- Claro meu filho. Qual é a pergunta?
- O que é Política, pai?
- Bem, vou usar a nossa casa como exemplo. Sou eu quemtraz dinheiro para casa, então sou o "Capitalismo".Sua mãe administra (gasta!) o dinheiro, então ela éo "Governo". Como nós cuidamos das suasnecessidades, então você é o "Povo". A empregada éa "Classe trabalhadora", e seu irmão nenê é "OFuturo". Entendeu, meu filho"?
- Mais ou menos, pai. Vou pensar...
- Naquela noite, acordado pelo choro do irmão nenê, omenino foi ver o que tinha de errado. Descobriu queo nenê tinha sujado a fralda e estava todoemporcalhado. Foi ao quarto dos pais e a sua mãeestava num sono muito pesado. Então, foi ao quarto daempregada e viu, através da fechadura, o pai na camacom a empregada. Como os dois nem percebiam asbatidas que o menino dava na porta, ele voltou proquarto e dormiu.
Na manhã seguinte, na hora do café, ele falou pro pai:
- Pai, agora acho que entendi o que é Política!
- Ótimo, filho! Então me explica nas suas palavras...
- Bom, pai, enquanto o Capitalismo fode a ClasseTrabalhadora, o Governo dorme profundamente. O povoé totalmente ignorado e o Futuro está todo cagado!
Piada sem sentido ou verdadeiro sentido existente do que é política mesmo?
Corrupção, roubos e mais roubos, será que o Brasil vai aguentar por muito tempo, já que a tendência de tais roubos só faz aumentar?  Como é citado numa musica do Charlie Brown Jr. Os bandidos de verdade Tão em Brasília tudo solto " . Quando será que a população vai se dar conta e vai atrás de seus direitos, melhor dizendo vai correr atras do prejuízo causado pelo seu voto? E será que realmente, os jovens futuros do nosso país, irão fazer a diferença? Fica essas perguntas jogadas ao ar, esperando que pelo menos há alguém que pare e reflita sobre elas!

( Taylane G. , Lucas R. , Guilherme S. )