terça-feira, 20 de março de 2012

A cultura da tribo Sambia: (Papua Nova Guiné)

Em certas sociedades, podemos perceber que ''nem tudo são flores''. Há certos tipos de culturas que ao nosso ponto de vista são totalmente estranhas, e também perigosas, só que para as pessoas que praticam essas culturas, elas têm algum tipo de fundamento. Que é, por exemplo, a cultura da tribo Sambia, que fica em Papua Nova Guiné.
Nessa tribo, os rituais que os meninos passam para se tornarem adultos são um pouco exagerados e nojentos. Aos sete anos, o garoto é separado da mãe e começa a conviver apenas com homens, onde o convívio com qualquer mulher é totalmente proibido. A partir daí, ele começa a receber espancamentos, tais como enfiar canudos afiados nos narizes até jorrar sangue. Pensando que o ritual não fosse passar disso, é que vem a parte mais surpreendente, aos 13 anos, o garoto tem que se encontra com um homem mais maduro para beber o seu sêmem, e ele mesmo que têm que tirar, eles fazem isso com a intenção de que eles cresçam e fiquem fortes. Os espancamentos continuam até que o garoto complete 20 anos e finalmente pode se casar.
Eles vivem a base da agricultura, da caça, porcos selvagens, e da coleta. Nessa área de Papua Nova Guiné, existem 44 tipos de tribos isoladas, cada uma com sua cultura diferente, onde até mesmo homens com mais de 60 anos, olham para meninas de 10 e até as compram para fazer trabalhos que suas antigas esposas não conseguem mais, e tudo isso com a maior naturalidade do mundo.
Podemos perceber também que os homens da tribo Sambia, tratam as mulheres como seres impuros, todos esses rituais são feitos para a limpeza do corpo, para retiraram todas as contaminações das mulheres. E mesmo assim, elas são tratadas como objetos, e eles preferem ficar com os homens da tribo, do que com as próprias mulheres. Uma cultura diferente da nossa, e que aos nossos olhos, um tanto estranha.




Alunos: Maíra Alcântara, Leticia da Cruz, Gabriela Ferreira e Lucas Bessa.

3 comentários:

  1. Eca!Se eu fosse dessa tribo eu fugia com
    5 anos!!!

    ResponderExcluir
  2. estudando Antropologia você entende,respeita e passa a compreender o mundo ao seu redor.

    ResponderExcluir