Sociedade


Diversidade social


Uma sociedade envolve um grupo de indivíduos onde cada um tem o seu determinado papel. Sendo ele desde um médico à um catador de lixo, todos compõe a mesma sociedade, certamente que em níveis de   vida diferentes. O grande problema é que existem pessoas que sempre desmerecem ou tem um certo preconceito com essas pessoas que não tem um nível de vida elevado como o catador de lixo por exemplo, para alguns não

tem valor algum pelo fato de não ter uma formação ou então ter uma faixa salarial mínima e já o medico que é formado e recebe cinco vezes mais ira ter um nível diferente na sociedade.O que para nos é um grande erro, pois se todos juntos formamos um grupo essa indiferença não deveria existir, e todos os direitos que valem para uma pessoa bem conceituada igualmente teria que haver para a menos conceituada.  A sociedade , que tem nível de vida baixo , moram em favelas , pois não tem condições para manter sua família , e o seu piso salarial , é muito pouco para conseguir morar em um lugar melhor , sendo assim , o governo acaba influenciando essas pessoas , que moram em favelas , a votar e coloca- los la no planalto , sendo que o governo acaba influenciando essas pessoas , dando bolsa gás , família , cesta básica , e com isso , ganha o voto do povo . Uma sociedade que se enquadra em um nível de vida mais alto , costuma não usar esse auxilio do governo , pois com certeza , tem um emprego melhor , e um piso salarial, de nível bom .


                                                                               


 Amanda Martins, Weslley Santos, Keylla Quintiliano, Higor Ribeiro e Yuri Alberghetti









                                                      Mundo sem moral


A questão da sociedade chinesa tem sido questionada pelos próprios chineses depois do episodio acontecido neste último dia 17/10. Onde ocorreu um acidente,envolvendo uma criança de 2 anos que foi atropelada no mercado da cidade de Foshan, na China. Identificada como Yue Yue, a menina foi atropelada por uma van, que fugiu sem prestar socorro. Após o acidente, pelo menos 12 pessoas passaram pela vítima acidentada e não prestaram socorro. Como se não fosse o suficiente, Yue Yue foi atropelada uma segunda vez por um caminhão que passava pelo local.
Este fato gerou grande polemica na internet onde os próprios chineses questionaram a questão moral da sociedade em seu país, alguns internautas chegaram a se dirigir a China como 'mundo sem moral'. Essa situação nos leva a pensar que a China pode estar crescendo economicamente mas regredindo em termos morais e etcos. É valido sempre lembrar que é importante sim que um país cresça e se torne uma grande potencia, entretanto não podemos esquecer das questões sociais a qual os chineses se encontram, algo tão chocante para a sociedade nos faz ver que a China não é um modelo social a ser seguido, pois de que adianta para um país crescer na area financeira e se tornar um lugar com qualidade de vida baixa, onde o próprio povo se envergonha do país onde vive.





Amanda Martins, Weslley Santos, Keylla Quintiliano, Higor Ribeiro e Yuri Alberghetti



                                      -


   Papa se diz preocupado com avanço de igrejas evangélicas.


  O Papa Bento XVI expressou na sexta-feira, dia 18 de novembro de 2001, sua preocupação por causa avanço das igrejas evangélicas na América Latina e na África. Ele expressou que frente ao desafio dos evangélicos a Igreja Católica tem que oferecer uma mensagem simples, profunda e compreensível.

  Ele afirmou que as igrejas evangélicas estão crescendo porque expõem uma mensagem aparentemente compreensiva e uma liturgia participativa. Disse também sobre tal coisa que "Isso garante um êxito, mas também resulta em pouca estabilidade". O papa afirmou que é muito importante que o cristianismo não se conceba como um sistema difícil, e tenha uma mensagem universal.
  Disse também que muitas vezes os fiéis que mudam para igrejas evangélicas voltam à Igreja Católica. Por esse motivo o Papa defende uma mensagem "simples, profunda e compreensível" para que não aconteça uma fuga de cristãos para tais igrejas.


Comentário:  Desagradável uma situação desta, porque afinal em que a religião foi transformada? Me pareceu que agora a religião está se espelhando na politica, se espelhando no fato de não estar preocupado pela fé das pessoas, e sim está preocupado em disputas para qual igreja as pessoas iram seguir, uma disputa igual a de políticos, para vê quem irá ficar no poder. será que foi isso que as igrejas se transformaram ? Em partidos políticos ? 


 ( Taylane Gomes )



                                                                                  -
  O risco da reciclagem manual de eletrônicos em comunidades pobres. 


 O país africano é um dos principais receptores de eletrônicos de segunda mão da Europa e dos EUA, de acordo com o chefe do departamento cientifico do Empa. Um exemplo de um mau causado é que muitos recicladores de lá queimam partes dos equipamentos que não serão utilizados, e essas queimadas são feitas ao ar livre.




Uma instituição suíça alertou os perigos do manejo de metais pesados na reciclagem e destruição de equipamentos em tais países. Em Acra, testes foram feitos em uma escola próxima a um centro de reciclagem informal, mostrando níveis de chumbo, cádmio e outros poluentes cerca de 50 vezes acima dos níveis considerados seguros. Exemplo que há são que equipamentos,chegam de países europeus, e então são desmanchados e as vezes derretidos em processos manuais, para que se obtenha ouro e outros.


  A China e a Índia são os principais receptores de lixo eletrônico na Ásia. O problema é provocado por que há a queimada, por exemplo, de uma placa de circuito eletrônico, para remover certo tipo de metal. Neste processo há a liberação de componentes tóxicos prejudicais que ficam no solo e no ar.Taizhou, cidade situada na China, de acordo com pesquisas é o maior centro de reciclagem semi-informal de lixo eletrônico do mundo. 







 Em comunidades mais pobres, a reciclagem e recuperação de tais lixo eletrônicos, são vistas como uma forma de oportunidade, então essas atividades acabam se organizando em pequenos negócios.







Na América Latina há pequenas empresas que fazem os desmanchamento dos equipamentos e realizam a venda de tais metais para clientes sejam eles menores ou ate mesmo grandes empresas de reciclagem. Apesar de ter um caráter formal e de melhor manejo de tais equipamentos por essas pequenas empresas, há um problema que é com o armazenamento destes equipamentos eletrônicos, que frequentemente causam a contaminação do solo desprotegido.





   Pequenas empresas na Colômbia encontraram modelos inovadores de negócios, que se tornaram fontes de empregos para pessoas menos favorecidas. Um exemplo é que lá há uma empresa que só emprega mães solteiras e pessoas portadoras de deficiência. 












Comentário : Apesar de ser uma pratica que ajuda a pessoas que não tem renda, acaba com o ambiente em que vivemos, então fica uma duvida, que gera grandes discussões, o que fazer com essa pratica? Talvez investir em outras fontes ou até mesmo investir nessa, procurando uma forma de fazer tal pratica ser segura, seria uma boa saída para resolver esses problemas e ainda ajudar a essas pessoas que vivem disso.

( Taylane Gomes )