quarta-feira, 14 de março de 2012

Grupo Humanas: Área Biológicas - Fisioterapia


A fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada na prevenção e tratamento da saúde por recursos físicos. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios cinético-funcionais da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanas. Também estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como movimento corporal entre outros sobre o organismo humano. É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados. A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.
Durante o curso o aluno entra em contato com diversas áreas da medicina afim de associar as patologias aos tratamentos fisioterapêuticos.

O curso
As disciplinas das ciências biológicas e da saúde constituem a base do currículo. Assim, aguarde  muita aula de biologia, anatomia, fisiologia, patologia e histologia, principalmente no primeiro dos quatro anos de curso. Tambem estuda saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia. A partir do segundo ano, aumenta a carga de aulas práticas, nas quais se aprendem técnicas de tratamento como a massoterapia que consiste em massagem, termoterapia aplicação de calor ou frio e hidroterapia que se da por meio da água. O estágio é obrigatório no último ano e, normalmente, feito em clínicas das próprias faculdades ou em hospitais conveniados. Para concluir o curso, também é obrigatório o famoso TCC (trabalho de conclusão de curso com orientação do professor responsável). O curso em total tem duração média de quatro anos.

Mercado de Trabalho
As vagas para o profissional de fisioterapia hoje em dia são focadas em clinicas particulares e hospitais especializados, porem há um projeto sendo encaminhado no Congresso para que o fisioterapeuta seja incluído nas equipes do Programa Saúde da Familia, se for aprovado porem ainda não em caráter obrigatório em todo o pais, as vagas para profissionais desta área aumentaram. O fisioterapeuta é admitido para cuidar de pacientes críticos em unidades de terapia intensiva e de doentes em enfermarias e ambulatórios, para isso, precisa dominar conhecimentos e técnicas nas áreas respiratória, neurológica e músculo-esquelética. A atuação do fisioterapeutica também vem crescendo no campo da estética, no qual ele lida com tratamentos para celulite e recuperação de pacientes que se submeteram a cirurgia plástica. A geriatria e a segurança do trabalho também são campos que vem se abrindo para o fisioterapeuta. O aumento de fisioterapeutas especializados em estética é maior nas áreas sul e sudeste do pais, porem é uma área em expansão. A especialidade em acupuntura é reconhecida há 25 anos pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e, nesse caso, o profissional trabalha em clínicas ou em atendimento particular.

Salário Inicial
R$ 1.670,00 (30 horas semanais) fonte: Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
Fonte: Guia do Estudante
Postado Por: Thaís Serra - nº 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário