quarta-feira, 30 de maio de 2012

O caso de amor entre a política e o humor - Relatório: Politicamente Correto.



O povo não deveria ter medo do seu governo ... o governo é que deveria temer o seu povo.



          Há quem diga que política é coisa séria, há também quem ache a maior perda de tempo, e existem aqueles como o Danilo Gentilli que resolveram nos mostrar seu ponto de vista de uma forma bem peculiar.
          Entre risos, piadas e palavrões Gentilli faz a platéia gargalhar, brincar e aplaudir um assunto sério, a política. E mesmo eu que sou à favor de tudo que nos faça rir, pensei: e as mensagens subliminares? Será que o povo brasileiro é tão desleixado assim a ponto de concordarem em ouvir sobre política só se for em um show de stand up? Aparentemente sim.  Triste a realidade daqueles que xingam, reclamam e em quatro anos, após desligar a televisão no horário eleitoral repetidas vezes,  ou acharem trabalhoso de mais ler artigos sobre os candidatos, resolvem votar no primeiro que declama o obvio, faz promessas desmedidas, nos bombardeia com a mídia e ainda tira fotos sorrindo com a população pobre, como se um sorriso fosse a maior garantia de honestidade e a solução de absolutamente tudo.
           É através de brincadeiras que se ensina uma criança, e a mesma pedagogia foi empregada para plantar um pouco de senso crítico em adultos que foram ao show apenas rir da feminilidade da Dilma ( que continua desaparecida há anos ) e acabaram voltando com informações a muito esquecidas e que foram encobertas pela mídia.
           Danilo Gentilli se preocupa em mostrar o pior de cada partido (nem o Plínio escapou kkk ) visando mostrar as enormes falhas que se agravam na política mas que tem origens em coisas banais (como a moral e a ética pessoal), mostrar que estamos mais envolvidos em política do que podemos imaginar, que não são coisas inalcançáveis ou intocáveis e que o papel do governo não é apenas criar a mera imagem de um Brasil democrático mas cuidar de nós! O bendito povão! Mostrar que a política pode sim ser mais interessante que ler as fofocas de paparazzis e artistas famosos, mais suja que as letras de funk, mais importante que as atualizações do face book, mais engraçada do que os vídeos do you tube e muito mais nossa do que deles.         
          Danilo tanta despertar o interesse sobre a política das formas mais clichês, para quem sabe, um dia esses cidadãos se informarem por livre e espontânea vontade, e com a consciência de que eles (políticos) vão nos prometer tudo o que quisermos em troca do nosso voto, mas sabendo que prometer e cumprir são coisas distintas.

  


Gabriela C. Martins nº11


Nenhum comentário:

Postar um comentário