sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"Mercedes Benz" Janis Joplin




                                                    Janis Joplin- Mercedes Benz
                                                                  Tradução:

Eu gostaria de fazer uma canção de uma grande importância social e poética
Segue assim
(musica)

Oh Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes benz ?
Todos meus amigos dirigem porsches eu preciso compensar.
Trabalhei duro a vida toda, sem ajuda dos meus amigos,
Então Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz?

Oh Senhor, você não vai me comprar uma TV a cores ?
"Dialing For Dollars"(Prog.deTV) está tentando me encontrar.
Eu espero pela entrega cada dia até as três,
Então Senhor, você não vai me comprar uma TV a cores?

Senhor, você não vai me comprar uma noite na cidade ?
Eu estou contando com você, Senhor, por favor não me desaponte.
Prove que você me ama e pague a próxima rodada,
Então Senhor, você não vai me comprar uma noite na cidade ?

Todo mundo!
Oh Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz?
Todos meus amigos dirigem porsches eu preciso compensar.
Trabalhei duro a vida toda, sem ajuda dos meus amigos,
Então Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz?

Janis Joplin é um clássico do Rock sem sombra de dúvida, mas o motivo pelo qual postei esta musica é a critica ao capitalismo selvagem e desumano tratado por Janis.
O que prova também que desde aquela época as marcas ( de produtos ) já eram visadas, quem possuía um carro de marca era melhor visto. Ou seja: aqueles que tinham as melhores posses melhor seriam vistos pelo resto da sociedade, passando a fazer parte de um grupo elitista, alimentado pela competição, ambição, e ouso dizer, inveja e descontentamento.
A competição sempre alavancou grandes revoluções pelo mundo; é necessário uma boa competição para fábricas se desenvolverem e para o dinheiro continuar o ciclo. Como na revolução industrial, a competitividade foi decisiva para o sucesso dessa nova era.
Hoje em dia a competição, a má distribuição de renda e os fins que damos ao nosso direito são deploráveis, criando um individualismo crescente na mente das pessoas que passam a se ver de acordo com sua classe social, não como humanos, mas como competidores. Como manequins do capitalismo. Apenas como máquinas movidas pelo dinheiro. 
 
 
Camila Costa nº 6


Nenhum comentário:

Postar um comentário