sábado, 31 de março de 2012

Ética.

O que é ética?
 É aquilo que um monte de gente diz que tem, um monte de gente pergunta o que é, mais poucos sabem responder.

 A ética é um princípio universal que visa aspectos de conduta, cultura e regras. É moral, mais às vezes imoral.

 Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade. Ética é princípio, é regra, é teoria e respeito. Baseia-se em regras morais fixas.
Baseia-se na ética dos fins: “Os fins justificam os meios”.
Baseia-se nas circunstâncias. Tudo é relativo, tudo é temporal.
Ética profissional e Religiosa: As regras devem ser obedecidas sempre.
Ética econômica: O que importa é o capital.
Ética política: Tudo é possível, pois a política vale tudo.

 È muito vago definir ética, pois ela é tudo.
 A palavra ética é de origem grega, derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens.
Parte da filosofia que lida com a compreensão das nações e do homem que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. A reflexão e o valor das ações sociais.

 Senso moral- É a maneira de como avaliamos a nossa situação e a dos outros, como justiça injustiça o bem e o mau. Trata-se de sentimentos morais. Por exemplo: A fome. Nós olhamos para muitas crianças do mundo passando fome e em programas de televisão as pessoas brincando com comida, a qual mães dariam a vida para ter para alimentar seus filhos. Nós sentimos PIEDADE, COMPAIXÃO. E é também as emoções fortes que sentimos, quando agimos sem pensar, e depois sentimos culpa, vergonha, remorso. É a avaliação do nosso comportamento, ideias de o que é certo ou errado.

 Consciência moral- É a habilidade, capacidade, intuição e julgamento do intelecto, como o senso moral a consciência moral também distingue o certo e o errado. Que reflete valores ou normas sociais, princípios e regras. Em termos relacionados à psicologia é quando uma pessoa age contra seus valores morais e sente remorso. A consciência constitui-se em duas metáforas, “voz interior” e “luz interior”, a pessoa se dá conselhos e aponta pra si mesma seus erros.
 E são também as dúvidas que temos quase todos os dias, como que decisão tomar, o que fazer o que falar. Conclusão a consciência moral não se limita aos nossos sentimentos morais, se referem a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos.

 Juízo de fato- É o que esta acontecendo no momento. Como, está sol, ou esta chovendo, se é algo que esta acontecendo é um juízo de fato. São os fatos constatados momentaneamente, é o que diz como as coisas são.

Juízo de valor- avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, intenções, decisões e desejos. É a avaliação sobre as coisas que ocorrem em nossa vida cotidiana. É valorizarmos os fatos ocorridos.

 Ética, senso moral, consciência moral, juízo de fato e juízo de valor, é o que todas as pessoas precisam ter. Para elas se respeitarem, se entenderem, viver em harmonia.

                                      
                                                  Por: Carolina Mingardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário