sábado, 17 de março de 2012

Senso Moral, Consciencia Moral, Juizo de Fato e de Valor


A moral consiste em regras impostas por cada um, caracterizando suas imposições e proibições diante determinadas situações. Cada indivíduo possui sua própria moral. A moral se divide em duas: o senso moral e a consciência moral.
Sentimento como compaixão, solidariedade, piedade, indignação com determinadas situações presentes em nosso dia-a-dia estimulam o senso moral. O senso moral é constituído por ações, onde as pessoas agem de acordo com os seus sentimentos pelo próximo e seus valores. Leva uma pessoa a agir de imediato diante de determinadas situações. Quem nunca fica horrorizado diante de certos acontecimentos de violência? Como chacinas de seres humano, estupros, assassinatos e torturas ou indignado com injustiças que muitas vezes, presenciamos em nosso cotidiano. Sentimentos assim expressam o senso moral. A consciência moral será o resultado operativo de nosso senso moral, atuando em decisões que implicam um comportamento. Possui a necessidade de tomar decisões relacionas a própria pessoa e a outras, se responsabilizando e assumindo as consequências de suas decisões.
Chamamos de juízo de fato, quando falamos sobre algum acontecimento verificado por nós mesmo, relacionando as coisas, como são, e porque são.  Encontram-se muito presentes em nosso cotidiano, como por exemplo: “Está chovendo”, onde constatamos um acontecimento. Está presente também na metafísica e nas ciências.
Juízo de valor sempre estará baseado em um ponto de vista pessoal. Refere-se a um julgamento ligado a um conjunto particular de valores. Exemplo: “A chuva é bela”, está avaliando o acontecimento, com um ponto de vista pessoal, sendo assim, um juízo de valor. Os juízos de valor podem ser normativos ou ético-normativos. Quando normativos, enunciarão normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, atos e comportamentos. É uma lei que consiste a todos, onde agir fora dela acarreta sérias punições. Já o ético-normativo estará ligado aos sentimentos, intenções, comportamentos e atos que devemos fazer ou ter para alcançar a felicidade e o bem estar. 

Camila Dantas, nº 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário